1 Mês de Cirurgia Bariátrica, Graças a Deus!!!
Eu considero a cirurgia bariátrica como último recurso para quem já tentou de tudo para perder peso, para quem tem IMC acima de 40 e para quem tem doenças associadas à obesidade. O mais difícil para mim era ser professora de Educação Física, como profissional da atividade física, símbolo de cuidados com o corpo, de saúde e bem estar, eu simplesmente não combinava com minha ocupação e assim com a impossibilidade de emagrecer os 45kgs de forma natural, optei pela cirurgia.
Operei dia 26 de Setembro de 2011, segunda-feira, fui para o centro cirúrgico às 8h e a cirurgia durou 4h, cheguei no quarto às 14h. Lembro que qd deitei na maca e fui em direção ao centro cirúrgico, o meu sentimento era de abandono nas Mãos de Deus e confiança nos médicos, fui rezando Ave Marias e me entregando completamente aos planos de Deus. De volta ao quarto, não sentia nada, nenhuma dor, aliás nunca senti dor nenhuma no pós-operatório, só lembro do Sergio me esperando, mas eu dormia mais do que qualquer coisa, algumas amigas foram me visitar, Josi e Erika, mas não deu para interagir nada com as duas, senti o sinal da cruz sendo feito na minha testa e era acordada por algumas risadas do Sergio com as duas, mas eu logo voltava a dormir.
Acordei mesmo às 19h e pude me sentar, lembro que Sergio havia comprado um kibe e deu uma mordidona que foi metade do kibe, nessa hora eu pensei: “como ele consegue???” rsrs. No dia seguinte à cirurgia, comecei minha dieta líquida. Meu marido lindo me dava duas colheradinhas na boca de 10/10 min. Aliás, ele foi perfeito e sem o Sergio, eu não conseguiria, ele foi incansável e eu sou eternamente grata a ele.
Ainda no hospital, após a cirurgia com o melhor acompanhante do mundo
Voltei para casa na quarta-feira, dia 28 e fiquei muito feliz em estar em casa. No dia que voltei, quase desidratei de chorar, mas era de alegria por estar em casa, por qualquer coisa eu chorava, completamente sensível!!!! E quando as crianças chegaram da escola, que eu não parava de chorar? Lembro da carinha do João Paulo sem entender porque eu estava chorando, com 4 aninhos ainda não entende que a gente também chora de alegria, né?
O primeiro mês é só líquidos, na primeira semana caldinhos ralos e semana por semana vai melhorando, com sucos de frutas e papinhas. Eu não sentia fome e ainda não sinto, o que eu sentia era tédio... Isso porque, comida para mim ERA lazer. Então eu não sentia falta da comida e sim sentia falta de sair para comer. Entenderam a diferença? Por isso algumas vezes fiquei mal humorada, mas nessas horas o melhor a pensar era em um futuro próximo estar magra e principalmente saudável.
Passei meu aniversário na base do iogurte light e do caldinho de feijão enquanto meus amigos comiam o meu bolo, hehehe. Nunca mais meus aniversários serão em rodízios de pizza, aliás minhas comemorações terão outra cara agora, como também, os lugares para onde eu estava acostumada a me divertir: restaurantes, pizzarias, rodízios... a mudança dos hábitos é o mais importante em todo esse processo. Agora estou fazendo uma lista de passeios onde não incluem comida como prioridade. Aceito sugestões, ok?
Pronto, agora todo mundo sabe a minha idade... hehehe
Emagreci 13 kg e preciso comer uma quantidade de mais ou menos 150g. Não tenho restrições alimentares, mas tenho que ter bom senso, não vou ainda comer uma feijoada, por exemplo. Já passei por duas situações engraçadas. Em uma delas, no Via Parque, fomos almoçar e meu prato era menor do que o prato dos meus filhos de 4 e 6 anos. Quando fui colocar o meu prato, era só um punhadinho e vi um homem me espiando pelo canto dos olhos, ele devia estar pensando que eu estava de regime... coitado, nem sabe ele que eu vou emagrecer de qualquer jeito!!! Hehehe. Da outra vez, levamos as crianças no Mc Donalds e pedi um hambúrguer, comecei a comer devagarinho, já sabendo que não caberia o hambúrguer inteiro, óbvio! Então optei pela pela carne e o queijo e deixei o pão pra lá... de novo, percebi duas pessoas me olhando... o que essa doida está fazendo? Eu estava comendo o suficiente para mim e principalmente não me privando das coisas que gosto. O pouco está sendo o suficiente e não há vontade de comer mais.
Essa falta de fome é natural no início, depois de alguns meses, aparecerá uma fomezinha, mas nada equivalente ao que eu sentia, onde eu me sentia um leão rugindo. Estou na fase de procurar uma atividade física, isso é o principal. Meu médico fala que assim como eu tomo banho todos os dias, devo fazer uma atividade todos os dias. Isso deveria ser natural para mim, mas nem sempre foi e quero voltar a correr, como eu fazia há alguns milênios atrás. Então, estou vendo em qual academia irei entrar e não quero sair mais, por isso, essa academia precisa ser um lugar que me motive também.
Saindo da dieta líquida!!
Então aqui estou eu, optei por uma mudança radical porque eu preciso ser radical comigo mesma em alguns aspectos da minha vida. E esse era o principal. Estou aprendendo a ser uma nova criatura quando o assunto é alimentação, a comida já não me domina mais e já não é a minha fonte principal de lazer. É uma mudança grande de uma vida inteira, mas estou tranquila e confio que Deus está a minha frente. Agradeço imensamente o carinho de todos que comentam, que estão sempre lendo, agradeço os abraços carinhosos, os e-mails e telefonemas. Vcs são todos muito especiais para mim e estão sendo dez na minha recuperação. Tanta gente rezou por mim, tanta gente pensou em mim e torceu, só tenho a agradecer tanto carinho. As orações de vocês foram atendidas!! Fiquem com Deus, darei mais notícias em breve!!
Edwiges
Às 17:18
|