Perfil


Didi e Serjão




Sou Sergio, carioca, analista de sistemas, católico, casado, pai, feliz, adoro viajar, cinema e televisão.



Sou Edwiges, carioca, professora, católica, casada, mãe, feliz, amante dos animais, de praia e de comida japonesa.





Jesus Misericordioso


No dia 22 de Fevereiro de 1931, Jesus diz à Santa Faustina: “ Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em vós. Desejo que essa imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar essa imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente na hora da morte. Eu mesmo a defenderei com Minha própria glória.” (Diário de Santa Faustina, nº 47 e 48)
Photobucket
Eu creio, confio e divulgo a Misericórdia Divina!!!!


A Medalha Milagrosa


No dia 27 de novembro de 1830, às cinco e meia da tarde, em Paris França, Nossa Senhora aparece a Santa Catarina Labouré na capela do convento e lhe faz um pedido:

“Mande fazer uma medalha conforme este modelo. - Todas as pessoas que a trouxerem ao pescoço receberão grandes graças; as graças serão abundantes para os que a trouxerem com confiança.”

Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Photobucket


Assine nosso blog


E receba nossas atualizações por email!

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner




Contador


hit counter javascript


Calendário




Selos


::Pegue nosso selinho::



Nós lemos


Comunidade Canção Nova
Blog Canção Nova Rio de Janeiro
Blog do prof. Felipe Aquino
Cantinho da Criança
Nós babando e elas crescendo
Lost


Nós apoiamos


Pró- Vida
Parto Nosso
Mulheres de Peito
Amigas do Parto
Doulas
Maternidade Ativa
Aleitamento.com
Amigas do Peito
Pediatria Radical
Parto do Princípio
Soluções para noites sem choro


Nós recomendamos


Canção Nova
Vaticano
RCC Brasil
Comunidade Shalom
Comunidade Emanuel
Comunidade Bethânia
Toca de Assis
Santo Sudário
Universidades Renovadas
Misericórdia Divina
Soluções para noites sem choro



[terça-feira, 13 de novembro de 2012]

Ser professor e aluno HOJE...

A minha dissertação do mestrado, que além de me fazer crescer muito, me deixou meio com "trauma" de digitar... percebe-se pelo tempo que não atualizo este meu bloguinho, tadinho. A mesma coisa aconteceu com ver e responder emails, percebi que tomei uma certa distância... a gente fica tanto tempo com a careta a tela do computador que quando termina o tempo de mestrado, queremos ver só trivialidades. Ainda estou nesse momento de "estresse pós traumático acadêmico".
Recentemente aconteceram fatos que estão aqui pulando na minha cabeça e que estão me fazendo pensar muito sobre o papel de ser professor.


No You Tube, eu contei 57 vídeos relacionados à brigas de alunos nas três primeiras páginas de inúmeras. O costume agora entre os alunos é preparar o celular para gravar a briga, onde as meninas se igualaram aos meninos, elas prendem o cabelo em um cóque, ficam descalças e vão ao ataque. Incrível e triste a situação pois ao invés dos colegas torcerem para que não aconteça a briga, eles querem mesmo é ver o circo pegar fogo, eles querem ver pancadaria, apartar? Claro que não... e a diversão deles? : (

Do outro lado da moeda, nós, professores nos vemos inúmeras vezes em situações prá lá de complicadas. Vamos fazer um rápido passeio histórico? Assim compreendemos melhor algumas coisas relacionadas ao tema. Nos anos 40 e 50, a visão que se tinha do professor era de alguém que se doava para passar o conhecimento aos alunos, ser professor era considerado uma vocação praticamente sacerdotal, quase um mártir ou um santo. Os professores do Brasil começaram a perder esse "status" profissional a partir da década de 60 quando, de forma muito justa, a classe começou a lutar por melhores salários e melhores condições de trabalho. A profisão se "dessacralizou", perdeu o caráter de sagrado e não só isso, parece que o professor não pode lutar por nada que estamos eternamente errados... Por que não podemos lutar pelos nossos direitos? Porque só os alunos hoje em dia tem direitos?

Quero deixar claro que não me arrependo e nunca me arrependi da minha escolha pela Educação e pela Educação Física. Amo ser professora, amo minha escola e amo dar aula na SME, fiz faculdade para isso e assim sendo escolhi uma escola onde posso dar aula para adolescentes, faixa etária que mais me identifico. Enfim, recentemente vi no Programa do Jô Soares uma frase da secretária de educação do Rio de Janeiro que foi mais ou menos assim: "A escola tem que saber lidar com as brigas em sala de aula porque no nosso tempo os alunos também brigavam"

Sinceramente eu não lembro de NENHUM momento na minha vida de estudante do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio que eu presenciasse brigas de socos e pontapés entre colegas meus, como também se algum colega de turma meu,  falando coisas que estamos cansados de escutar como CAR*****, ou FILHO DA ****, ou VAI TOMAR ** **, dentro de sala de aula, e que algum funcionário da escola escutasse, esse aluno sofreria sérias punições. 
Não digo que isso não acontecia em nenhum momento, mas de todo o meu coração, porque não preciso mentir, nunca vi coisas que hoje eu vejo. Fui aluna da rede pública do ensino fundamental à universidade e meus colegas não eram desrespeitosos com professores, não haviam as brigas e o palavreado baixo que escutamos. 
Tenho certeza que se eu lançar essa pergunta aqui, vcs concordarão comigo porque somos mais ou menos da mesma época.
Então, senhora secretária, com todo o respeito, as brigas até aconteciam, mas hoje em dia, precisamos lidar com coisas muito piores que vem de algum tempo, precisamos lidar com as consequências da desestruturação das famílias, precisamos lidar com a desestruturaçao emocional e social de pessoas que não aguentam mais os seus próprios filhos e pessoínhas que não aguentam mais os seus próprios pais...

Na escola somos tudo: conciliadores, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, mães e até que sobra algum tempo para sermos professores. O tempo que dispomos para as atividades pedagógicas é incrivelmente diminuído pelo tempo utilizado na mediação de conflitos, na conversa com um aluno que pixou a parede ou quebrou a janela, ou arrumando um band aid para o outro que faz a aula de Educação Física de chinelo (porque não tem um tênis).

Tudo isso porque tenho pensado todos os dias na situação dos meus alunos e como podemos tirá-los de situações de riscos... a cabeça chega a doer de tanto pensar, mas tenho trocado idéias com professores mais antigos do que eu que me ajudam muito a "clarear a vista" depois do fato acontecido comigo.
Em Setembro recebi um aluno de outra escola, transferido por ter agredido verbalmente uma professora. Lembro a todos que se esse aluno foi tansferido é pq mil e uma chances já havia sido dada a ele anteriormente. Consegui manter um relacionamento "amigável" com ele, apesar de alguns incidentes desrespeitosos e de pancadaria com outros alunos. Mas, em uma segunda feira desse mês, outro aluno foi ameaçado por esse aluno transferido, que ficou esperando por ele na rua, escondido atrás de uma barraca de doce, à espreita, esperando ele sair da escola para pegá-lo de surpresa. Quem espera "a vítima" escondido não quer coisa boa...
Fui até a porta da escola e não deixei o aluno ameaçado sair, eu queria ver se estava tudo calmo e se ele poderia ir embora em segurança. Como não vi problemas na rua, caminhei ao lado desse aluno na intenção de levá-lo ao ponto de ônibus que fica a 50m da escola. De forma traiçoeira, surge o outro aluno e ataca por trás não dando a menor chance de reação. Na confusão levei um enorme chute na perna direita, que inchou e ficou um grande hematoma, registrado por fotografia, por boletim de ocorrência e até por corpo de delito.
Agora vejam, a que ponto as coisas chegaram, em uma segunda-feira que deveria ser comum, precisei sair da delegacia as 22h e no outro dia eu estava no IML, em uma sala de clínica médica forense para fazer "Exame de Corpo de Delito"!! Como assim????? 

Eu não sou assim, viu gente!!!! rsrsrs

Trabalho em uma escola maravilhosa, onde fiz grandes amigos. Os professores e funcionários são muito bons e trabalham direito. Mas o que vemos todos os dias é um grande paternalismo onde os alunos podem tudo, só não podem ser punidos para que não aconteça evasão escolar. Fazemos o que podemos pelo bem da nossa escola e temos um excelente relacionamento. Todos trabalhamos muito e queremos acertar, mas muitas vezes nos sentimos de mãos e pés atados quando por exemplo, chamamos um pai ou uma mãe para nos ajudar a resolver problemas de indisciplina e percebemos esses pais mais perdidos do que os filhos.
Por isso, nada tira da minha cabeça que a família é a responsável por tudo isso. A falta da família, a falta da presença dos pais se une às dificuldades sociais e econômicas e o resultado não pode ser bom. Que Deus nos ajude e tome conta de nós e dos nossos alunos. Cada um com sua história cada um com seu coraçãozinho machucado pela sua história de vida, ok, mas não por isso, poderá agredir os outros porque todos nós temos também a nossa história triste!

Meu aniversário esse ano na escola

A maioria ainda é do bem!


Rever os ex-alunos e vê-los bem é uma grande alegria

Termino este post pensando em como a nossa família é importante na nossa história. Ela é tudo para nós, é o nosso registro de sermos gente nesse planeta Terra. Que somos, nossa identidade, nosso alicerçe, como faz a diferença. Vejo o tempo todo o resultado negativo na vida de adolescentes que sentem um vazio enorme pela falta de atenção e dedicação dos pais. Vivo repetindo para esses alunos que não importa o que os outros fizeram com eles, o que importa é o que eles mesmos irão fazer com a vida deles daqui para frente. Mas eu sei que dói, que é difícil para quem não tem maturidade suficiente para lidar com questões mais elaboradas da vida...

FAMÍLIAS, CUIDEM DAQUILO QUE É MAIS PRECIOSO: SEUS FILHOS!!


Um milhão de beijos a todos,
Edwiges e tropinha






Às 14:48

Comente Aqui! 10


10 Comentários:

Blogger Luciana Maria disse...

Em escola particular, não é muito diferente, não, Di. Com o agravante do professor poder ser demitido e, muitas vezes, obrigado a fazer vista grossa pra muita coisa.

Que Deus continue te dando força e disposição para inspirar essas coraçõezinhos confusos!

13 de novembro de 2012 às 16:02  
Anonymous Cibele disse...

Linda reflexão Edwiges. Realmente, houve uma mudança nas relações e o respeito vem sendo esquecido.
E vc tb está linda! Parabéns pela sua luta e dedicação.
Beijos,

14 de novembro de 2012 às 12:08  
Anonymous Daniele Seda disse...

Di, adoro seu blog! Escreve mais!
E prestigia o meu: www.psicologiaesporterj.wordpress.com

14 de novembro de 2012 às 13:07  
Anonymous Josi disse...

li e gostei didi...
bem bacana a sua luta pela educação!
bjs

15 de novembro de 2012 às 11:34  
Anonymous Renato disse...

Edwiges,
Tb sou professor e já vi situações como essas. Os alunos são jogados nas nossas mãos e temos que nos virar. Tb é como vc disse, em muita coisa boa, ainda bem pq se não tivesse, não dava para continuar.

15 de novembro de 2012 às 11:36  
Anonymous Vilma disse...

Didi,
Li. É uma realidade que nunca pensei que poderia viver.
Beijinhos para todos.
Vilma
OBS- Está bem magrinha e muito lindinha!!!!

17 de novembro de 2012 às 00:26  
Anonymous Carina disse...

Professora Edwiges,
Vc escreve muito bem!!! Muito lindo td que escreveu.

17 de novembro de 2012 às 18:30  
Anonymous serjao disse...

Amorzinho,

Nesses últimos anos passei a te admirar aida mais. Mesmo não sendo professor, você me inspira muito. Como mulher, esposa, mãe e profissional você parece um diamante que vai se lapidando a cada dia. Estarei a seu lado sempre ajudando a formar nossa família.
Eu te amo muito. Amo muito nossos filhos.

Marido!

18 de novembro de 2012 às 09:09  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Edwiges!!!
Parabéns pelo seu trabalho e a sua dedicacao como educadora!
Concordo plenamente contigo,no "nosso tempo" (que nem faz tanto tempo assim) o respeito na escola era beeem diferente.
Eu tb estudei na rede pública da ensino, vi muitos coleguinhas de uniforme puido, tênis se abrindo, mochila esfarrapada, mas jamais presenciei pancadaria, palavroes em "briguinhas" da escola, que nao passavam de empurroes e logo a "turma do deixa disso" ajudava a apartar e acalmar os ânimos... Ah! E ainda tinha lágrimas nos olhos pela decepcao de brigar com aquele colega, hein!
Realmente a família anda desestruturada (na Brasil e no exterior) mundo a fora.... Poucos sao os jovens de hoje que tem o privilégio de participar de um ambiente saudável, amigável, cortês como o que nós ainda vivenciamos a 20 anos atrás.
Tenho ótimas recordacoes do meu ensino médio. A turma era super-unida, um se preocupava pelo bom desempenho do outro, e olha que eu fiz curso técnico. No final a gente ainda ia disputar uma vaga para estágio, mas e daí? A gente se alegrava quando sabia que o fulano tinha conseguido passar na entrevista! Para a gente era uma vitória que também era nossa, da nossa turma que tava a fim de aprender e conquistar seu espaco no mercado de trabalho. Competicao??? Só se fosse com os outros, mas mesmo assim a gente ainda reconhecia: "ele mereceu, foi melhor do que eu".
Infelizemente, além da "instituicao" família estar doente e desestruturada, essa "pregacao" do mundo "competitivo", capitalista e "globalizado" também influenciam bastante a mentalidade das criancas e dos jovens de hoje....
Eles nao sao mais tao amigos assim..., do meu lado "é o meu concorrente". É claro que ainda exístem amizades, mas as "patotas" se formam e aí, quem nao "tá na panela" nao é amigo, portanto nao merece consideracao e nem respeito (que o diga os casos de bulling - nem sei como se escreve isso! Oh, ignorância! :O).
Parabéns pela conclusao do seu mestrado!
Que Deus te abencoe nesse sacerdócio sim, que é ser professora por opcao e de coracao!
Todo trabalho que a gente faz com amor e por amor é sagrado.
Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria permanecam sempre contigo e com a sua família!
Saudades, querida!
Um grande abraco e beijos dessa amiguinha que nao te esquece, viu! ;)
Jeane.
*****Parabéns pelo novo visual!!!! Você continua linda, como sempre!*****

22 de novembro de 2012 às 23:15  
Anonymous Angelo disse...

Nooossa, impressionante as suas palavras!

1 de junho de 2013 às 00:20  

Postar um comentário

Olá!!
É muito bom ter você como meu leitor e espero de coração que este post tenha acrescentado um algo a mais na sua vida. Deixe seu comentário sobre o que você leu e vamos começar nossa partilha.
Grande beijo,
Edwiges

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial


<BODY>

Template e layout Desenvolvidos por Aline Charpinel:: allinesc2006@gmail.com